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quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Entelagem em aeronaves



Os aviões cobertos por tecido desempenharam um papel importante na história de aviação. O famoso Wright Flyer utilizou um tecido cobrindo a estrutura de madeira o que gerou um designer bem agradável de entelagem e passou a ser  adotado por muitos designers e construtores de aeronaves durante as primeiras décadas de 1900. O uso de tecido para cobertura em uma aeronave ( entelagem) oferece uma vantagem primária: pouco peso. Em contrapartida, os revestimentos de tecido tinham duas desvantagens: inflamabilidade e falta de durabilidade.

 
  
Wright Flyer


Tecidos orgânicos , como linho irlandes e algodão,eram os tecidos originais usados ​​para cobrir as estruturas das aeronaves, mas sua tendência de deixar a estrutura da aeronave exposta à elementos (intemperies) deixavam a desejar. Para combater este problema, os construtores refroçaram os tecidos com óleos e vernizes. Em 1916, uma mistura de celulose dissolvido em ácido nítrico, chamado nitrato de dope, entrou em uso como um revestimento de tecido de aeronave. Nitrate dope protegeu o tecido, teve boa aderência e reforçou estrutura. Isso também deu ao tecido um acabamento suave e durável. A principal desvantagem do nitrato foi a sua extrema inflamabilidade.
                                          

Para resolver o problema de inflamabilidade, os fabricantes de aeronaves tentaram uma preparação de celulose dissolvida em ácido butírico chamada Butyrate Dope. Esta mistura protegeu o tecido da sujeira e umidade, mas não aderiu tão bem  ao tecido como o nitrato de dope. Foi então desenvolvido uma solução que combinava as duas dopagens para revestimentos. Primeiro, o tecido foi revestido com nitrato por sua adesão e qualidades de proteção. Então, subsequentes camadas de butirato foram adicionadas. Esta combinação reduziram a inflamabilidade global da  cobertura de tecido, este sistema tornou-se o  padrão de tratamento do tecido .

O segundo problema, era a falta de durabilidade, que decorria da eventual deterioração do tecido a exposição aos elementos que resultam em uma vida útil limitada. Embora a mistura de nitrato de nitrogênio e de butirato tenha mantido livre de sujeira e  água, resolvendo algum problema de degradação, não evitou a deterioração causada pela radiação ultravioleta (UV) do sol. Os raios Ultravioleta de radiação solar passaram  pelo dope e degradou não apenas a tecido, mas também a estrutura da aeronave que estava embaixo do tecido. Foram feitas então tentativas de pintar o tecido revestido, mas  não teve êxito, porque a pintura não adere bem ao nitrato. Posteriormente , alumínio e outros
sólidos foram adicionados aos revestimentos de butirato. Esta mistura refletiu os raios do sol, impediu os perigosos raios UV de penetrarem no dope e protegido o tecido, bem como a estrutura da aeronave.


Efeito UV em entelagem . Aeronave exposta ao sol por muito tempo



Independentemente dos tratamentos, os tecidos orgânicos têm uma vida útil; Cobertura de algodão ou linho em um avião ativamente voado dura apenas cerca de 5-10 anos. Além disso, o algodão para aeronaves não está disponível há mais de 25 anos. Como a indústria da aviação desenvolveu motores mais potentes e  estruturas mais aerodinâmicas , o alumínio tornou-se o material de escolha. Seu uso em motores, armações e coberturas revolucionou a aviação. Como uma cobertura ( entelagem) em  alumínio protegeu melhor os elementos da estrutura da aeronave , teve maior durabilidade e não tinha problema de inflamabilidade,além de ter um baixo peso específico, passou a ser o método mais utilizado.


 

Embora aeronaves de alumínio e compostos dominem modernas aeronaves atualmente,  métodos de revestimentos de tecido continuam a ser feitos porque aeronaves monomotoras, aeronaves experimentais construídas em casa e aeronaves esportivas leves, ainda utilizam o tecido como forma de revestimento.

O processo de dopagem  e do  acetato funciona bem, mas não mitiga o curto período de vida dos tecidos orgânicos. Na década de 1950 foi introduzido tecido de poliéster como entelagem de aeronave.   problema da vida útil limitada do tecido foi então resolvido. Mas a transição para o tecido de poliéster tinha alguns problemas porque o processo de revestimento com  nitrato e butirato  não era tão adequado para o poliéster quanto para o tecido orgânico.







Após a aplicação inicial do dopes ao poliéster, teve boa adesão e proteção ao tecido , mas  ao secarem o dope começava a  se separar do tecido. Em outras palavras, o tecido sobrepôs o revestimento.
Na sequência foram desenvolvidos aditivos dopantes que minimizaram o problema de separação. Por exemplo, os aditivos plasticos mantêm a fórmula de dopagem mesmo quando depois de seco e eliminaram a separação dos revestimentos do tecido. Protegido adequadamente e revestido, o poliéster dura indefinidamente e é mais forte do que algodão ou linho. Hoje, os revestimentos de poliéster são o padrão utilizado nos Estados Unidos para aeronaves certificadas.
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                                                    Estrutura com dope antes da pintura


3 comentários:

  1. Joaé Carlos Pereira, existe alguma forma para entrarmos em contato ?? preciso entender um pouco mais sobre como são feitas entelagens de aviões... obrigado desde já

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    1. Tem sim, pode escrever para o e-mail josefernandesinst@gmail.com

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    2. faço serviço de entelagem. trabalhei no PAMA-LS fazendo este serviço. contato: wagnerpamals@gmail.com

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