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quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A EASAonline.com analisa os Sistemas de Interligação de Fiação Elétrica (EWIS), juntamente com o papel do Inspetor de Aeronaves.



A EASA tem uma grande preocupação coma segurança de voo e está sempre atenta ao que pode ser uma ameaça para as operações de aeronaves. Transcrevo abaixo uma informação muito importante para todos os envolvidos na manutenção de aeronaves e principalmente para os inspetores. Essas informações sobre segurança de voo na manutenção de aeronaves  podem ser encontradas no site http://www.easaonline.com
                                           

Desde agosto de 2008, a EASA exigiu que os Inspetores de Aeronaves fossem treinados de acordo com a provisão que se encontra na AMC20-22


                             Cablagens elétricas em um motor de aeronave

A inspeção de aeronave é normalmente realizada por pessoal competente e tais Inspetores geralmente são engenheiros ou mecânicos de aeronaves licenciados. Uma vez qualificados, eles obterão a aprovação da organização e serão autorizados a certificar Inspeções visuais gerais, inspeções detalhadas e inspeções de EWIS.

O que é uma Inspeção Visual Geral (GVI)?

O termo GVI, quando associado aos Sistemas de Interconexão de Fiação Elétrica, é um exame visual de uma área, instalação ou montagem interior ou exterior para detectar danos óbvios, falhas ou irregularidades com base em não conformidade ou não conformidade com a configuração padrão.
                                Dano visível em cablagem elétrica

Reconhece-se que uma das fraquezas na cadeia de manutenção é a eficácia do processo de Inspeção e a mitigação dessa fraqueza será encontrada no desenvolvimento de programas de treinamento.

Observe que:

Embora exista um requisito para o treinamento do EWIS, não existe um requisito específico para o treinamento de inspeção - é deixado para a organização gerenciar. O treinamento nas organizações de manutenção é um processo contínuo e precisa ser gerenciado para o equilíbrio ótimo entre o benefício organizacional e as necessidades específicas dos funcionários.

Procedimentos de manutenção do EWIS:

Em geral, os procedimentos e práticas de manutenção do EWIS devem ser construídos em torno do seguinte slogan, que requer a maior exposição: a filosofia de arrumação "proteja e limpe como se fosse você". Em outras palavras, devemos garantir a proteção de cabos e conectores antes do início do trabalho, bem como que quaisquer aparas, detritos ou outros contaminantes sejam removidos na primeira oportunidade.
 
                                Conectores totalmente limpos e livres de contaminantes


 O que é uma Inspeção Visual Geral Autônoma?

Os Inspetores de Aeronaves são ensinados que uma Inspeção Visual Geral Autônoma é realizada separadamente para um GVI dentro da mesma Zona, mesmo quando o intervalo coincide com o requisito para uma inspeção de área.

Conforme os requisitos do MSG 3, o GVI Stand-Alone é um elemento essencial do processo de inspeção do EWIS. Os requisitos específicos que abordam a necessidade e a gestão da formação em serviço dos inspetores são essencialmente da responsabilidade direta da organização que é necessária para realizar a inspeção do EWIS. Embora trate os requisitos do EWIS, o treinamento de inspeção em geral é benéfico para outras ações.

Juntamente com os requisitos de treinamento, que a organização deve considerar, também deve certificar-se de que o pessoal técnico esteja plenamente consciente de que o EWIS da aeronave deve ser mantido com o mesmo padrão alto que outros sistemas de aviação.

Em 2001, as mudanças em relação ao que constitui uma Inspeção Visual Geral foram implementadas pela ATA (Associação Americana de Transportes). A prática correta exige que o Inspetor de aeronaves fique a uma distância acessível do item sob inspeção. Durante as inspeções visuais, os Inspetores de Aeronaves devem reconhecer que existem limitações para a efetividade da inspeção, particularmente com fiação de pequeno calibre, onde o isolamento quebrado pode nem sempre ser aparente.



      Cablagem com pequenos danos provocados por "roçamento". Quase sempre difíceis de identificar em uma inspeção superficial




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