Powered By Blogger

sábado, 29 de maio de 2010

Manutenção de aeronaves em áreas aeroportuárias

O ramo aeronáutico é muito vasto e por isso existem várias áreas de atuação onde a segurança de vôo é o norte a ser seguido por todos os envolvidos. A manutenção aeronáutica é um destes ramos da aviação que precisa constantemente atualizar seus profissionais para a garantia dos bons serviços prestados.Nas áreas aeroportuárias,a manutenção de aviões que operam por lá é geralmente fornecida pela maior linha aérea em operação no aeroporto ou por companhias especializadas, no caso de aviões de passageiros. Cabe ressaltar que embora muitos aeroportos possuam serviços básicos de manutenção, apenas parte deles oferecem serviços mais especializados e complexos.

Durante o período em que a aeronave fica estacionada em solo, um check-up é realizado nas aeronaves, em busca de falhas. Este procedimento é chamado de ramp e transit e os mecânicos de manutenção precisam estar devidamente qualificados e credenciados pela autoridade aeronáutica local para executar as tarefas de manutenção.Estes profissionais recebem treinamentos especializados fornecidos pelos fabricantes de aeronaves, empresas aéreas, empresas de manutenção aeronáutica e pela própria autoridade aeronáutica. Em alguns aeroportos existem áreas destinadas a Hangares de manutenção onde se pode realizar manutenção pesada , ou seja, pode-se efetuar um tipo de manutenção mais complexa como reparos e revisões de componentes, troca de motores e etc.
A Gol inaugurou recentemente um centro de manutenção de aeronaves, localizado no complexo do aeroporto de Confins. A ampliação transforma o complexo no maior e mais avançado da América Latina, aumentando a capacidade de atendimento de 60 para 120 aeronaves por ano. No Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional do Galeão Antonio Carlos Jobim, há um complexo industrial da TAP Manutenção e Engenharia Brasil, onde são realizadas manutenções complexas em aeronaves Boeing e Airbus de empresas nacionais e estrangeiras. Em Porto Alegre , na área aeroportuária do aeroporto internacional Salgado Filho, também há uma unidade da TAP ME Brasil com capacidade para atendimento de qualquer tipo de manutenção aeronáutica das frotas Boeing , Airbus e Embraer.
Foto: Aeroporto Internacional do Galeão -Rio de Janeiro

sábado, 22 de maio de 2010

"AERO MAGAZINE E CANDIOTA LEVAM VOCÊ PARA OSHKOSH"

A Aero Magazine leva leitor para uma das maiores feiras de aviação do mundo !
A renomada revista lançou promoção no último dia 04 para comemorar os 75 anos do Douglas DC-3. Este concurso vai dar o direito a um leitor de acompanhar a Air venture 2010, uma das maiores feiras de aviação do mundo, que acontece em oshkosh, nos Estados Unidos da América.
Para concorrer ao prêmio o participante deverá responder a seguinte pergunta: "Quantas vezes o selo do Douglas DC-3 aparece nas notas da seção de notícias do site Aero Magazine? As respostas devem ser enviadas para o e-mail concursocultural@aeromagazine.com.br , juntamente com os dados do participante.
Acessem o site www.aeromagazine.com.br/oshkosh2010 para melhores informações.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

49% ou mais nas empresas aéreas nacionais.

O cenário da aviação civil brasileiro está mudando ! Com a aprovação no Congresso Nacional do aumento do capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais o mercado tende a ter um comportamento jamais esperado. Por lei uma empresa aérea nacional poderá ter até 49 % do capital estrangeiro e, em alguns casos, até percentual maior desde que haja acordo bilateral entre o Brasil e o país de origem do capital estrangeiro. Com isto, o mercado de aviação nacional poderá ter um crescimento muito rápido ou uma estagnação, pois não dá para prever ao certo se as empresas internacionais pretenderão investir em novas empresas ou apenas se aliar as já existentes no nosso mercado . No primeiro caso teríamos uma maior oferta de empregs e no segundo caso teríamos apenas uma otimização do capital humano já existente. De qualquer forma é algo novo na economia nacional e vale a pena esperar para ver. Tudo que é novo gera uma certa resistência e muitas dúvidas e então vamos ver como fica.

domingo, 2 de maio de 2010

FOTOLOG do João Novello nos faz reviver o início da aviação no Brasil


Amigos, reviver o passado nem sempre é nostalgia. Reviver o início da nossa aviação é reviver os primeiros passos de uma atividade que ajudou e muito o Brasil ser o que é nos dias de hoje. Se hoje podemos ter orgulho de nosso país estar entre um dos melhores nesta atividade no mundo é graças a bela história do passado. O blog do noso amigo João Novello está repleto de imagens que retratam como tudo começou. Façam uma visita que valerá a pena. O endereço é :http://fotolog.terra.com.br/jban:412
Foto : Fotolog.terra.com.br - Aeroporto de Manguinhos -RJ