Powered By Blogger

sábado, 21 de junho de 2008

O Azul está no ar.

Nasce uma nova empresa no mercado nacional de aviação civil.

A Azul Linhas Aéreas vem trazendo uma nova esperança para o cenário da aviação e grandes perspectivas para o mercado de trabalho. Esperamos que seus administradores tenham a visão empresarial que se deseja para a nossa atividade aérea, pois precisamos de novos rumos e para isso talvez tenhamos que dar uma guinada de 90º ou até mesmo de 180º.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mecânico de Manutenção Aeronáutica -2ª parte

A manutenção de aeronaves é uma atividade primordial para a aviação civil no dias de hoje , pois com o avanço tecnológico e com o crescimento assustador do volume de aeronaves em circulação no mundo , a segurança de vôo está baseada no princípio do perfeito funcionamento dos equipamentos a bordo dos aviões. Para isso , é necessário que se cumpra corretamente o plano de manutenção estabelecido pelo fabricante de cada aeronave e, que o pessoal envolvido com manutenção, esteja sempre atualizado com as novas tecnologias e com os recursos de manutenção existentes no mercado. O treinamento é essencial para a obtenção desse grau de segurança exigido pelo setor de aviação civil. O profissional de manutenção deve sempre estar atento as mudanças efetuadas nas aeronaves e saber em detalhes sobre a filosofia de construção dos equipamentos de cada fabricante. A correta utilização das ferramentas disponíveis também é uma responsabilidade do profissional de manutenção e, as empresas que fornecem esse tipo de serviço, têm que disponibilizar todos os recursos necessários para que este profissional possa desempenhar sua função e garantir a segurança de vôo.
O mercado de manutenção cresce a cada dia e não é raro encontrar empresas especializadas nesse ramo. Porém , é necessário se observar que uma manutenção confiável só é conseguida se for realizada por pessoas competentes e coma as devidas certificações concedidas pelas autoridades aeronáuticas. Uma aeronave não pode ser entregue a uma empresa de manutenção que não tenha as certificações mínimas exigidas e nem pessoal qualificado e certificado pela ANAC( no caso de empresa brasileira) ou por outras autoridades internacionais.
A certificação concedida por uma autoridade aeronáutica demonstra que a empresa está dentro dos padrões de segurança exigidos para tal atividade e que tem seu pessoal treinado para exercer as atividades específicas de manutenção.
Se você deseja ser um profissional de manutenção da aviação civil procure uma escola de formação homologada pela ANAC . O curso tem a duração aproximada de 8 meses e ao término você estará apto a realizar uma prova junto a Agência Nacional de Aviação Civil para a obtenção do seu certificado de habilitação técnica que o credenciará a trabalhar em empresas de manutenção aeronáutica ou empresas aéreas.

Espaço Aberto


Este será um espaço onde todos os amigos poderão postar histórias engraçadas vivenciadas no dia-a-dia de cada um seja no ambiente de trabalho seja na rua , em casa , no lazer...

Os textos poderão ser envaidos para o e-mail josefernandesinst@gmail.com e serão postados neste quadro.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Olhando o passado para enxergar o futuro.






Não conseguimos enxergar o futuro se não dermos uma expiadinha no passado. No caso da aviação civil brasileira esta afirmativa é mais do que verdadeira, pois não alcançaremos o desenvolvimento desejado se não conhecermos os trabalhos já realizados até aqui. As novas empresas brasileiras não precisam repetir os passos das companhias antigas, mas precisam entender que a luta dos desbravadores da aviação do século passado seja levada em consideração nas tomadas de decisões , na proteção do nosso mercado atual e do mercado futuro.
Ao lado uma propaganda de 1955 do Vôo Inaugural da VARIG para Nova York : " Quando você pensar nas multiplas atrações que o chamam a N. York, não esqueça de incluir em primeiro lugar a agradável viagem no Super G Costellation Varig" dizia a propaganda na época.